Secretaria de Saúde reinicia programa Itabuna Saudável
As equipes da Unidade Básica de Saúde Lourdes Alves no bairro Jardim Primavera e educadores físicos da Secretaria da Saúde iniciaram na manhã desta quinta-feira a avaliação física e a inscrição para o Programa Itabuna Saudável. O programa, que estava inativo, volta a contribuir com a melhor qualidade de vida da comunidade. O público-alvo do programa são hipertensos, diabéticos, idosos e pacientes com sobrepeso.
Até fim da manhã, um total de 38 moradores do Jardim Primavera já havia feito a avaliação no Salão Paroquial da Igreja Senhor do Bonfim. A educadora física Karla Maria Aragão explicou que são analisadas as aptidões físicas dos participantes no dia a dia. “Analisamos a flexibilidade, força de membros superiores e inferiores, capacidade respiratória e agilidade. A partir daí montaremos um programa para as atividades. A cada três meses vamos fazer reavaliações”.
Karla lembra que cada paciente é encaminhado pelo posto de saúde após a triagem para saber se é hipertenso, diabético ou tem doenças crônicas. O objetivo maior do projeto é atender a esses pacientes.
O educador físico Alan Moraes Silva informou que o programa está sendo retomado para a melhoria da qualidade de vida desse grupo. “As pessoas têm doenças que dificultam seu dia a dia e tomam muitos medicamentos. A atividade física pode ajudá-las a reduzir essa quantidade de remédios”.
O educador destaca que, com base nos dados coletados, são traçados os programas individuais com atividades leves. “Os exercícios não podem ter intensidade elevada e, portanto são feitos alongamentos, caminhadas, relaxamento, exercícios com peso e força a depender do grupo” orientou.
A dona de casa Elza Pereira afirmou ter achado ótima à avaliação. “Será bom principalmente para o corpo e promoção da melhor qualidade de vida. Espero tudo de bom do programa. O exercício físico faz tudo para melhoria de nossa vida”.
A aposentada Maria Ilda Almeida também avalia de maneira. Ela já faz caminhada periódica, mas quer ter auxílio profissional a partir de agora. “Pelo acompanhamento vejo que nossos professores são ótimos. Acredito que seremos todos vitoriosos e vamos alcançar o que desejamos: uma vida mais saudável” comentou.